quarta-feira, 15 de setembro de 2010

XIV ENEARTE OURO PRETO SETEMBRO 2010



"Qualquer amor é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura" Assim escreveu Guimarães Rosa, e todos os amores requerem encontros. O XIV ENEARTE é este lugar de encontro. Encontro de linguagens, encontro de artes, de estados, sotaques, encontro de emoções, reflexões, e principalmente encontro de seres humanos. Por este motivo, convoco todos à uma reflexão sobre este encontro. VISUALIZEM : mais de mil pessoas no mesmo lugar pensando, discutindo e produzindo arte, mil pessoas que serão os futuros geradores de cultura e educação no Brasil. O que temos ? Um vulcão ainda manso, mas que bem aquecido pode entrar em erupção.

A arte dês de nossas origens é o canal de comunicação entre os homens, entre passado e futuro, entre o que é interno e o que visível. É ela que possibilita a tradição, a memória, o auto conhecimento assim como as rupturas, transcendências e libertação do coletivo e do indivíduo.
Neste ano, além de todas as festas e alegrias que teremos, proponho que discutamos qual o caminho dos próximos ENEARTEs , qual o valor político deste encontro, o que recebemos e principalmente que fazemos pela arte de nosso país.

Pensando propostas como exemplo:

  1. O Brasil tem 26 Estados mais o Distrito Federal, seria interessante que o ENEARTE se programasse para que dentro de X anos percorresse todos esse estados. Isso traria um reconhecimento maior de nossa cultura, e poderíamos avaliar a situação de cada estado brasileiro.
  2. Pensar ações de longo prazo, que possam ser propostas em Ouro Preto e acompanhadas através de redes sociais virtuais.
  3. Criação de PRÉ-ENEARTEs , encontros em cada estado mapeando as discussões mais urgentes sobre nossa cultura.
  4. Propostas para Ministério da CULTURA, EDUCAÇÃO e TURÍSMO, IPHAN feitas pelo FENEARTE pra angariar fundos para o ENEARTE.
  5. Revistas digitais e impressas anualmente.
  6. Documentários sobre o ENEARTE.
  7. Presença do Ministro da Cultura em todos os ENEARTEs. A idéia é que haja um pedido formal de todos artistas envolvidos no encontro, para que essas pessoas possam discutir a situação da cultura e educação no Brasil pessoalmente.
Peço que tragam mais idéias pra as Plenárias que acontecerão no XIVENEARTE. Lembrando que os grandes acontecimentos da história se deram através de coletivos, grato a todos.

Venham com gás.

Henrique Manara.

Coordenação de Comunicação do XIV ENEARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário